AS PROBLEMÁTICAS DA SEGURANÇA INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI: UM OLHAR CRÍTICO NAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA E DEFESA DO BRASIL PARA O ATLÂNTICO SUL

Mamadou Alpha Diallo, Luiz Gustavo Lavandoski da Silva, Juliana Ferreira Cardoso

Resumo


Com a virada do século XX para o XXI e as mudanças que o Sistema Internacional sofria, a perspectiva de segurança internacional também se adequou ao momento. O enfraquecimento dos pensamentos positivistas mediante a concepção de que apenas o Estado é o detentor do poder e objeto central da estrutura que molda o sistema, agora segmentava-se em novas vertentes de problemas que afetam o mundo todo. Assim, com a inserção de novos conceitos para se pensar na segurança, tais como os crimestransnacionais que ameaçam as fronteiras existentes – problemas como meio ambiente, doenças, ciberespaço, terrorismo e outros– os organismos pensaram novas formas de se precaver ou resolver os problemas. Para alguns desses problemas sistematizou-se universal ou regionalmente os tratados que regiam a segurança coletiva como uma forma de em conjunto reagir a ilegalidades e agressões em conjunto por parte de um destes Estados membros. Dessa forma, na região do atlântico sul o Brasil se destaca por tentar ao máximo proteger a região denominada de ZEE, e isso sustenta o fato de que com a transição dos governos vigentes no Brasil, as políticas deveriam ser contínuas e consistentes para preservar e garantir a proteção do território. Assim, este trabalho busca apresentar a hipótese de que o Brasil é um importante e forte país na região da América Latina e África que necessita de políticas contínuas para poder guiar as regiões como um forte pilar da segurança coletiva no Atlântico sul. 

Palavras-Chave: Atlântico Sul; Segurança Coletiva; Políticas de Segurança. 

 

ABSTRACT: Withtheturnofthe 20th tothe 21st centuryandthechangesthattheInternational System wasundergoing, the perspective ofinternationalsecurityalsoadaptedtothemoment. The weakeningofpositivistthoughtsthroughtheconceptionthatonlytheStateistheholderofpowerandthe central objectofthestructurethat shapes the system, wasnowsegmentedinto new strandsofproblemsthataffectthewhole world. Thus, withtheinsertionof new conceptstothinkaboutsecurity, such as transnational crimes thatthreatenexistingborders – problemssuch as theenvironment, diseases, cyberspace, terrorismandothers – theorganizationsthoughtof new waystopreventor solve theproblems . For some oftheseproblems, thetreatiesgoverningcollectivesecurityweresystematizeduniversallyorregionally as a wayofjointlyreactingtoillegalitiesandaggressionsjointlybyoneofthesememberstates. Thus, in the South Atlanticregion, Brazil stands out for trying as much as possibletoprotecttheregioncalled ZEE, andthissupportsthefactthatwiththetransitionofcurrentgovernments in Brazil, policies shouldbecontinuousandconsistentto preserve andguaranteetheprotectionoftheterritory. Thus, thispaperseekstopresentthehypothesisthatBrazilisanimportantandstrong country in theregionofLatinAmericaandAfricathatneedscontinuous policies tobeabletoguidetheregions as a strongpillarofcollectivesecurity in the South Atlantic.  

Keywords: South Atlantic; Collective Security; Security Policies.


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