A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA:FATORES DE FORMAÇÃO DISCURSIVA QUE EXERCEM INFLUÊNCIANOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL-MILITAR

Aline Rigão Pedroso, Paulo Pereira Santos

Resumo


O exercício da profissão militar possui condições, entre elas a de assumir determinadas posições discursivas inerentes aos objetivos e à tradição da instituição militar. A formação do ethos profissional-militar passa pelo processo de sujeição, onde o indivíduo – enquanto unidade humana fora da ideologia – assujeita-se como tal. Este artigo parte da seguinte questão orientadora: Quais fatores de formação discursiva exercem efeito de sentido no discurso acerca da gestão de recursos humanos na Força Aérea Brasileira? Para respondê-la, foi analisado o discurso da FAB, considerando como materialidade e exterioridade do corpus de estudo, integralmente, a seção 5.9 do documento “Concepção Estratégica Força Aérea 100” (DCA 11-45/2016). A partir daí, os fatores de formação discursiva (capazes de determinar efeito de sentido ao discurso esperado para a formação profissional - militar no contexto pós-moderno) possibilitarão ancorar proposições de ordem teórico-metodológica e contribuir com os processos de delineamento dos perfis profissionais – militares. Trata-se de um trabalho qualitativo desenvolvido sob a perspectiva francesa de Análise do Discurso, proposta por Pechêux e Orlandi, suscitando discussões pautadas na materialidade do discurso e sua indissociabilidade da ação, sobre as quais forneceram o referencial teórico para a compreensão do questionamento. A metodologia de investigação está ancorada no referencial epistemológico de Análise do Discurso Francês (ADF), utilizado como dispositivo de leitura do corpus analisado e está estruturado a partir do conceito de discurso desenvolvido no marco teórico do trabalho. Os resultados encontrados na análise da seção 5.9 contida na “Concepção Estratégica Força Aérea 100”, indicam que a construção discursiva do texto aponta para um desvelamento de como esses discursos exercem influencia na formulação de políticas de formação profissional-militar.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Discurso. 2.Sujeito. 3.Identidade.  4.Perfis Profissionais - Militares.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.